terça-feira, 28 de agosto de 2018

Historia do Teatro Sesc Anchieta é contada em livro




Historia do Teatro Sesc Anchieta é contada em livro

Comemorando 50 anos de sua inauguração, espaço que abriu suas portas para montagens que marcaram época tem sua trajetória narrada em obra organizada por Alexandre Mate.

Por Cesar Alves


O endereço da rua Doutor Vila Nova, 245, na Vila Buarque é bem conhecido pelos amantes de cultura e lazer que passeiam pelo centro de São Paulo. É lá que funciona a unidade Consolação do Sesc-SP. Mas, para os amantes do teatro e arte cênicas em geral, o endereço tem um gostinho especial: é também a sede do CPT – Centro de Pesquisa Teatral –, dirigido por Antunes Filho, e palco de uma das salas mais importantes de nosso teatro, o Teatro Anchieta.
Fundado em 1967, o teatro acaba de ser tema de um rico trabalho, organizado por Alexandre Mate, reunindo imagens antológicas de montagens históricas que passaram por seu palco, em um rico registro em livro que leva o nome Teatro Anchieta, Um ícone paulistano.
Fruto de um aprofundado trabalho de pesquisa, a obra conta com um rico material iconográfico, apresentando registros emocionantes de interpretações de textos, montagens e atuações históricas de nomes como Paulo Autran, Bibi Ferreira, Cleyde Yaconis, Raul Cortez, Fernanda Montenegro, Marilia Pera, Eva Wilma e muitos outros, numa constelação de estrelas que ajudam a narrar a própria historia do teatro brasileiro praticado nas ultimas décadas.

Além da riqueza de imagens e pesquisa histórica, o livro também conta com textos emocionantes escritos especialmente para a edição, contando reflexões preciosas sobre a importância do espaço, não só no sentido cultural, mas também como centro de reflexão do papel da arte como transformador político e social, assinados por nomes como Ivam Delmanto, Jacó Guinsbourg, João Roberto, Faria, Mariangela Alves de Lima, Maria Tereza Vargas, Newton Cunha,Sebastião Millaré, Sergio de Carvalho, Silvana Garcia e Silvia Fernandes.
Dividido em três parte, a cereja do bolo fica por conta dos depoimentos emocionados de gente que ajudou a compor esta historia, tais como Antunes Filho, Cleyde Yaconis, Gabriel Vilela, Giulia Gam, J. C. Serroni, Lee Taylor, Ligia Cortez, Sergio Mamberti, Marilia Pera e muitos outros.



Serviço:
Teatro Anchieta, um ícone paulistano
Org. : Alexandre Mate
Edições Sesc
368 paginas



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário