terça-feira, 21 de novembro de 2017

Literatura do Teatro em Três Atos



Literatura do Teatro em Três Atos
Por César Alves

Com uma trajetória que remonta há décadas dedicada à publicação de bons livros, nos mais variados gêneros, mas com uma atenção especial para as artes cênicas, tanto no que diz respeito à história do teatro, quanto às técnicas de interpretação, direção, cenografia e dramatúrgica, a Editora Perspectiva é responsável por disponibilizar em nossas livrarias três grandes obras – temas de artigos na próxima edição da revista Cenário.
O Théâtre Du Soleil – Parceria da editora com as Edições Sesc, a obra narra os primeiros cinqüenta anos da celebrada companhia de Ariane Monouchkine, conhecida mundialmente. Premiado como Melhor livro sobre teatro, na França, aqui Béatrice Picon-Vallin – na companhia das vozes daqueles que fazem o Soleiel – narra a epopeia de um grupo de teatro que se distingue, em conjunto com a qualidade de suas criações artísticas, pela originalidade de seu funcionamento, por seus métodos de trabalho e por uma relação com o mundo que funde vida e arte.

Nascida em 1964, a trupe de vanguarda estreou com a montagem de Os Pequenos Burgueses, de Górki. Se hoje o Theatré Du Soleil se inscreve entre as companhias teatrais mais famosas e respeitadas do mundo, com grandes produções e montagens disputadíssimas, mundo afora, assim como seus workshops e demais projetos, no início, o grupo chegou a cogitar criar carneiros para financiar suas peças.
A história do Theatré Du Soleil representa verdadeiro exemplo de paixão e dedicação ao fazer teatral. Mesma paixão aqui narrativa aqui apresentada, num belo projeto editorial, rico em imagens e texto impecável.
A Poética do Drama Moderno é o brilhante estudo de Jean-Pierre Sarrazac sobre os novos paradigmas das formas dramáticas modernas, surgidas a partir de 1880. A pesquisa empreendida por Sarrazac parte da ora de grandes mestre como Ibsen, Strindberg e Tchékhov, chegando até os mais recentes, como Heiner Muller e Bernard-Marie Koltés.

Fechando a trinca de lançamentos, Janaina Fontes Leite faz um profundo estudo prático e teórico sobre as experiências do documentário no universo das artes cênicas, na obra Autoescrituras Performativas: do Diário à Cena.


Serviço:

O Theatré Du Soleil
Autor: Béatrice Picon-Vallin
Editora: Perspectiva e Edições Sesc
368 páginas
Poética do Drama Moderno
Autor: Jean-Pierre Sarrazac
Editora: Perspectiva
368 páginas

Autoescrituras Performativas
Autor: Janaina Fontes Leite
Editora: Perspectiva
184 páginas





Nenhum comentário:

Postar um comentário